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produtos / VEDAÇÃO / Retentor - Parte 3
Ficha técnica
QUAL É A FUNÇÃO DOS RETENTORES?
Os retentores têm a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como, por exemplo: terra, areia, poeira, etc.
Utilizados nos mais variados segmentos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós e são encontrados em carros, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais.
COMPOSIÇÃO DOS RETENTORES:
Os retentores são formados basicamente, por uma carcaça metálica, revestida ou não por uma camada de borracha e acrescentado ou não uma mola de pressão.
Vedação Principal: Função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.
Mola: Função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.
Vedação Auxiliar: Função de proteger a vedação principal para sujeira e outros elementos.
Diâmetros externos: Proporcionar a interferência entre o alojamento e o retentor. Tipos existentes:
- Com revestimento de borracha liso;
- Com revestimento de borracha ondulado;
- Metálico;
- Metade Borracha / Metade Carcaça;
- Com pintura emborrachada;
Carcaça: Função de fornecer a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem do alojamento.
Costas: Função de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido da rotação.
BORRACHA
Para aplicação dos retentores, o uso adequado do tipo de borracha é um dos fatores fundamentais que garantem a eficiência dos retentores.
Importante: Nunca relacione a aplicação do retentor com sua cor, pois a mesma é um corante e não acrescenta nenhuma propriedade ao produto.
Principais Tipos de Construção:
BR - Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha.
BRG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e recoberto externamente com borracha.
BRAG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo, metade borracha metade metal. Aplicados em motores e transmissores.
BA - Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal. Geralmente utiliza-se pintura emborrachada no diâmetro externo para auxiliar a vedação.
BAG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo metálico. Com as mesmas características do BA.
B - Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal e com tampa. Geralmente aplicados, com o rolamento que joga óleo diretamente na vedação principal.
BG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira, diâmetro externo de metal com tampa. Com as mesmas características do B.
GR - Vedação principal sem mola e diâmetro externo recoberto com borracha. É utilizado, na maioria das vezes, para vedação de graxa.
GA - Vedação principal sem mola e diâmetro externo de metal. São aplicados, na maioria das vezes, para vedação de graxa.
SABÓ, ARCA, DBH, SAV, APC, TCS; etc......