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Retentor - Parte 3

Retentor

Ficha técnica

QUAL É A FUNÇÃO DOS RETENTORES?

Os retentores têm a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como, por exemplo: terra, areia, poeira, etc.

Utilizados nos mais variados segmentos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós e são encontrados em carros, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais.

COMPOSIÇÃO DOS RETENTORES:

Os retentores são formados basicamente, por uma carcaça  metálica, revestida ou não por uma camada de borracha e acrescentado ou não uma mola de pressão.

Vedação Principal: Função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.

Mola: Função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.

Vedação Auxiliar: Função de proteger a vedação principal para sujeira e outros elementos.

Diâmetros externos: Proporcionar a interferência entre o alojamento e o retentor. Tipos existentes:

- Com revestimento de borracha liso; 
- Com revestimento de borracha ondulado; 
- Metálico; 
- Metade Borracha / Metade Carcaça; 
- Com pintura emborrachada;

Carcaça: Função de fornecer a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem do alojamento.

Costas: Função de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido da rotação.

BORRACHA

Para aplicação dos retentores, o uso adequado do tipo de borracha é um dos fatores fundamentais que garantem a eficiência dos retentores.

Importante: Nunca relacione a aplicação do retentor com sua cor, pois a mesma é um corante e não acrescenta nenhuma propriedade ao produto.

Principais Tipos de Construção:

BR - Vedação principal com mola, recoberto externamente com borracha.

BRG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e recoberto  externamente com borracha.

BRAG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo, metade borracha metade metal. Aplicados em motores e transmissores.

BA - Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal. Geralmente utiliza-se pintura emborrachada no diâmetro externo para auxiliar a vedação.

BAG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira e diâmetro externo metálico. Com as mesmas características do BA.

B - Vedação principal com mola, diâmetro externo de metal e  com tampa. Geralmente aplicados, com o rolamento que joga óleo diretamente na vedação principal.

BG - Vedação principal com mola, proteção contra poeira, diâmetro externo de metal com tampa. Com as mesmas características do B.

GR - Vedação principal sem mola e diâmetro externo recoberto com borracha. É utilizado, na maioria das vezes, para vedação de graxa.

GA - Vedação principal sem mola e diâmetro externo de metal. São aplicados, na maioria das vezes, para vedação de graxa.

SABÓ, ARCA, DBH, SAV, APC, TCS; etc......